sábado, 7 de outubro de 2017

O método tradicional de ensino

O método de ensino do Tai Chi Chuan


                O tai chi chuan tradicional da família Yang tem uma sequência lógica cuidadosamente elaborada para o aprendizado mais eficiente.
                De forma resumida, são ensinados na seguinte ordem as técnicas:
  1. Forma Longa ou as formas 13, 16, 49.
  2. Técnicas corporais específicas do tai chi chuan.
  3. Pressão das mãos (tui shou)
  4. Forma de espada
  5. Forma de sabre

O método de ensino das aulas consiste em:
  •     Exercícios preparatórios: exercícios de aquecimento corporal, equilíbrio, propriocepção, técnicas para soltar as articulações, qigong, posturas, etc. Essa fase é a primeira da aula, e é igual para todos os alunos.
  • Exercícios técnicos: treino da forma de mãos, armas, de exercícios em dupla. Essa fase é individual, e o professor pode a seu critério, agrupar 2 ou mais alunos de modo a executarem técnicas específicas tanto aprendizado, quanto refinamento.
O ensino da forma se dá da seguinte maneira;
  1. O professor demonstra e pede para que o aluno executa um movimento.  São feitas correções necessárias para uma melhor execução do movimento, e o aluno deve repetir o movimento para memorizar e executar de acordo com os 10 princípios fundamentais. O conteúdo é acumulativo, logo, treinar no tempo livre para assimilar é necessário.
  2. No decorrer das aulas, o professor pede para o aluno executar o que aprendeu. Como a forma é a mesma, é comum todos executarem em conjunto, e cada um executa até o último movimento que lhe foi ensinado, ou conforme orientação específica do professor.
  3. Quando o aluno é capaz de executar a sequência sem dúvidas, e não esqueceu os movimentos, o professor verifica a qualidade da execução para adequar a aplicação dos 10 princípios. Se a qualidade estiver boa, não havendo erros graves como postura inadequada, tensão nas costas e ombros, coordenação, pode-se avançar com novos movimentos, ou treinar outras técnicas específicas, aplicações, etc.
  4. Se o aluno esqueceu toda a sequência ou parte dela, o professor irá orientá-lo a treinar até onde se recorda, e melhorar a execução antes de dar sequência a movimentos novos, o que ocorrerá numa próxima aula. O tai chi chuan é um kung fu = disciplina e dedicação. Os anos de ensino do tai chi mostram que as pessoas têm diferentes ritmos de aprendizado, e cada um deve buscar o foco no desenvolvimento interior, sem se preocupar com o ritmo dos demais colegas de treino. É comum querer olhar para os lados e copiar dos colegas na tentativa de “não ficar para trás”, mas isso é contraproducente, e demonstra que o trabalho de repetição para assimilação não foi feito e, portanto, será realizado nessa aula. Na tradição chinesa, existe um código de conduta moral, o WU DE, o qual valoriza o respeito e a harmonia nas relações. A honestidade deve ser uma premissa na conduta, tentar enganar o professor, ou a si mesmo, é uma falha que deve ser corrigida. Um dos efeitos da prática tradicional é a melhora da saúde e do bem-estar dos praticantes, em todos os sentidos de sua vida. Até poucas décadas atrás, quando o aluno esquecia o que foi transmitido pelo professor, era comum que o professor não ensinasse mais, pois isso demonstra pouco caso com a prática. Hoje, a tolerância é maior e é dada a oportunidade de aprender num ritmo mais lento.
  5. O professor pode passar exercícios específicos para um dado aluno para desenvolver algum aspecto que esteja deficiente, como algum alongamento, fortalecimento, meditação, etc.