sábado, 3 de fevereiro de 2018

Benefícios do tai chi para a saúde

A prática do tai chi chuan tem o conceito do TAI CHI - a alternância de Yin e Yang - na sua essência. O equilíbrio na natureza é visto como a harmoniosa existência de dois polos, opostos e complementares: o dia e a noite, o masculino e o feminino, inspirar e expirar, sístole e diástole, etc.

Do ponto de vista da prática, os movimentos suaves contrastam com o treino de fortalecimento interno do corpo, notoriamente das pernas. Costumo dizer que se alguém pratica o tai chi e não sentiu o trabalho nas pernas, não praticou corretamente. Esse desconforto deve ser visto como algo positivo, benéfico para o corpo, pois trata-se de uma transformação para um corpo mais saudável.
Os benefícios do tai chi, quando corretamente praticado, incluem redução do stress, da ansiedade e da depressão. Além disso, melhora da postura, tanto em pessoas saudáveis, quanto em portadores de doenças crônicas.

Alguns dos benefícios  atribuídos para o tai chi incluem:
– Melhora do humor, com níveis mais baixos de depressão, estresse e ansiedade;
– Maior capacidade aeróbia e força muscular;
– Mais energia e resistência;
– Maior flexibilidade, equilíbrio e agilidade;
– Redução da pressão arterial, melhora da saúde do coração;
– Melhora do sistema imunológico;
– Redução do risco e ocorrência de quedas;
– Melhora da qualidade do sono.

Benefícios em portadores de doenças crônicas

Doença de Parkinson

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) encontrou evidencias que  portadores de  Parkinson que praticavam tai chi apresentaram melhora na a marcha e postura, e diminuíram o risco de quedas.

Insuficiência Cardíaca

Um estudo realizado em Harvard Medical School e do Centro Médico Beth Israel comprovou  que pacientes com Insuficiência cardíaca que praticavam regularmente tai chi apresentaram melhoria na qualidade de vida e humor e sono.

Fibromialgia

Portadores de fibromialgia que praticam Tai Chi relatam alívio da dor nas articulações e de outros sintomas relacionados a doença.

Diabetes

Pesquisa  publicada no British Journal of Sports Medicine indicou que tai chi pode melhorar os níveis de glicose no sangue e resposta do sistema imunológico em portadores de diabetes do tipo II.
Entretanto apesar do  Tai Chi ser uma atividade suave, de baixo impacto, deve-se procurar  aconselhamento médico antes de começar, especialmente pessoas idosas, mulheres grávidas,  pessoas com  dores na coluna ou portadoras de osteoporose.

Fonte:

PEREIRA, M. M. et al. Efeitos do Tai Chi Chuan na força dos músculos extensores dos joelhos e no equilíbrio em idosas. Rev Bras Fisioter, v. 12, n. 2, p. 121-6, 2008.
PAULA, Fátima de Lima et al. Eficácia dos exercícios de Tai Chi Chuan na prevenção do risco de quedas em idosos. Fisioter. Bras, v. 7, n. 2, p. 155-158, 2006.