A prática regular do Tai Chi Chuan, que é uma atividade física de baixo impacto, é capaz de controlar os sintomas do estresse, pois os exercícios queimam a adrenalina em excesso liberada durante o nervosismo. E com a adrenalina sob controle, a pressão fica estabilizada e o coração desacelera.
Os sedentários, que sofrem mais diante de momentos de tensão, são mais propensos a problemas de pressão alta, taquicardia e respiração ofegante em decorrência de estresse.
Isso porque a adrenalina acaba permanecendo mais tempo do que o devido na corrente sanguínea, prejudicando a saúde e diminuindo a imunidade. E com o corpo sem defesas, as doenças podem se instalar mais facilmente.
Vale lembrar que a prática do Tai Chi Chuan também reduz os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, fatores de risco para o entupimento das artérias. Então, o que você está esperando para começar a se mexer?
Para combater e prevenir a tensão e o estresse, a prática do Tai Chi Chuan proporciona:
1) Através da prática do Tai Chi Chuan, a mente passa a comandar o corpo e a respiração, fazendo com que os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, gradativamente, encontrem um estado de relaxamento.
2) Os exercícios de alongamentos dos tendões são extremamente benéficos, pois os tendões são o caminho da energia. Para tanto, o estímulo das extremidades é imprescindível, uma vez que ele é capaz de promover a ligação dos meridianos e o desbloqueio dos pontos de energia, beneficiando todo o organismo.
3) Além dos exercícios para a saúde, a prática do Tai Chi Chuan mantém uma respiração lenta e contínua, sem interrupção, e vem sendo aplicada nos tratamentos anti-estresse, uma vez que é considerada uma meditação em movimento capaz de tranquilizar a mente e as emoções.
4) Os exercícios internos são práticas para cultivar e manter a Energia Vital. Com o fortalecimento e preservação da Energia Vital, todo o organismo funciona em equilíbrio, regularizando a produção hormonal e de substâncias químicas que são importantíssimas para saúde do indivíduo.