Pena que poucas pessoas praticam o Tai Chi Chuan.
Muitos acreditam que as gerações passadas de praticantes, os grandes mestres de Tai Chi Chuan atingiram tal nível porque era mais fácil treinar e aprender numa época menos atribulada.
Isso está muito longe da verdade.
O Grão Mestre Yang Zhenduo, do estilo Yang, por exemplo, durante o governo comunista, foi mandado para campos de trabalho forçado, e não pode ensinar nem mesmo a seu próprio filho a arte. Praticava e ensinava escondido, a seus netos. Com o corpo cansado dos dias árduos.
Outro exemplo emblemático, o Grão Mestre Chen Zhenglei, do estilo Chen. Nascido em 1949, durante a infância, juventude e boa parte da vida adulta, teve que trabalhar nos campos de colheita de milho na China, na época, colheita manual.
A labuta diária consistia de acordar por volta das 4h da manhã e ir para o campo iniciar a colheita, com uma pausa para um café por volta das 7h-8h, e continuar o árduo trabalho o resto do dia. À noite, com o corpo estafado e esfomeado, pois muitas vezes mal tinham o que comer, ia treinar o difícil estilo Chen de sua família. A motivação? Seu tio dizia que era uma tradição de família sendo passada a várias gerações, e que se eles falhassem em desenvolver a arte em um alto nível e perpetuá-la, desgraçariam o nome da família e dos antepassados.
Incrível não? Uma vida tão dura, e ainda se preocupar em manter uma arte que muitos consideram hoje, um passatempo de ocasião.
Com o passar dos anos, e a reinserção da China no cenário global, pessoas de várias partes do mundo, com interesse na arte do tai chi chuan passaram a buscar os ensinamentos, e se dedicar de verdade, e com isso, os mestres podem fazer a vida ensinando, coisa impossível anteriormente.
Na figura abaixo, extraído de uma entrevista, Mestre Chen Zhenglei diz:
Temos um ditado na China - se você praticar por um dia, você terá um dia de benefícios, mas
com a prática diária você pode melhorar continuamente. Se você não praticar por um dia você perde 10 dias de desenvolvimento. Portanto pratique diariamente sem parar! Alunos do Ocidente precisam compreender isto claramente. PRATIQUE TODOS OS DIAS!".

Nenhum comentário:
Postar um comentário