
A concentração é muito importante em nossa vida.
Qualquer que seja a nossa atividade, é muito mais fácil realizá-la se estamos totalmente focados e concentrados MAS infelizmente, a vida moderna de uma forma geral não incentiva muito a concentração.
Nossa atenção nunca se focaliza por muito tempo no mesmo objeto, pois há sempre muitas distrações e coisas diferentes para fazer. Mesmo quando nosso corpo físico está relaxado, a mente nunca está quieta, nunca pára em um ponto. Ela fica inquieta, tanto que existe uma expressão: monkey mind = mente macaco, uma mente que não cessa. Nossa mente está sempre ocupada pensando sobre o que queremos e o que temos de fazer, está sempre se preocupando, desejando, ansiando por algo.
Até quando estamos dormindo nossa mente está ocupada. No nível grosseiro estamos dormindo, mas, no nível sutil a mente ainda está ocupada em algum lugar do mundo dos sonhos. Como conseqüência de toda essa movimentação, ela fica muito cansada.
Para relaxá-la profundamente, precisamos segurá-la com o gancho da atenção plena e da consciência desperta. Assim, podemos concentrá-la de forma unidirecionada em algo positivo, como a vacuidade, a compaixão ou a alegria.
Essa prática traz benefícios inacreditáveis para nossa saúde.
As pessoas que desenvolveram a concentração por meio da prática marcial, seja através das formas do Kung Fu ou do Tai Chi Chuan e da Meditação são capazes de revigorar sua mente e energia em poucos minutos.
Há muitos níveis diferentes de concentração que podemos aprender a desenvolver através da Meditação e do Tai Chi Chuan.
Na prática do Tai Chi Chuan desenvolvemos muito a concentração, através da atenção plena nos movimentos e na respiração.
Durante a execução dos movimentos da Forma do Tai Chi Chuan, por exemplo, é importante manter a concentração em cada parte do corpo, percebendo a ligação e a interdependência destas partes.
Como se diz nos Clássicos do Tai Chi Chuan: “quando uma parte do corpo se move, todo o corpo se move”. A partir da atenção no corpo, percebemos todas as partes movendo-se em harmonia.
Para que exista este equilíbrio e esta concentração, a mente deve estar tranqüila, serena, sem se distrair. Por isso, a prática do Tai Chi Chuan também é chamada de “meditação em movimento”.
Somente através da dedicação e persistência na prática, é possível condicionar e disciplinar a mente a permanecer em um estado tranquilo e sereno, elevando o Espírito do praticante. Este desenvolvimento da concentração e da serenidade da mente é muito benéfico para prevenir doenças de origens psicossomáticas e, também, ajudar no desenvolvimento das emoções virtuosas e dos pensamentos corretos.
