sábado, 22 de dezembro de 2018

Detalhes das Posturas

POSTURAS FUNDAMENTAIS

Para progredir na prática, tenha em mente que a execução correta é uma premissa.
 Qualidade acima de quantidade. 

O tai chi chuan tem como uma de suas práticas essenciais o treino da forma. Quando o aluno se depara com os movimentos graciosos e suaves, geralmente surgem muitas dúvidas e dificuldades. O método mais adequado para superar as dificuldades é dividir o treino em exercícios que trabalham os conceitos corporais de modo separado, e depois unir os diferentes métodos e movimentos.
Independente do estágio de treino, as bases devem receber muita atenção.
Os primeiros movimentos da forma utilizam as bases no modo padronizado, portanto, para aprender a forma, deve dominar as bases*, e vice versa, se está fazendo a forma, e não está executando as bases corretamente, deixará de aprender movimentos novos para corrigir as bases nos movimentos iniciais.

As três posturas mais utilizadas no tai chi chuan da família Yang são:
  1. postura neutra (wu ji)
  2. passo arco (gong pu)
  3. passo cheio e vazio (xu pu)

Novamente: o domínio das posturas é um pré-requisito para o treino da forma, que é uma das práticas essenciais e mais admiradas no tai chi chuan, por isso resolvi gravar um vídeo explicando as características mais importantes para execução correta das posturas.
Um dos maiores obstáculos no aprendizado do tai chi é o excesso de tensão muscular, que tem como consequência e causa, posturas inadequadas, portanto, ao treinar as bases de modo isolado, é possível adquirir maior relaxamento, pois o corpo se acomoda melhor nas posturas executadas corretamente.
Desequilíbrio e falta de coordenação também são extremamente influenciados pelas bases.

PORTANTO, TREINO DE BASES, NÃO NEGLIGENCIE ESSA PRÁTICA.




detalhe do passo arco:
A ponta do seu pé da frente deve estar direcionada bem reta para frente.
A ponta do seu pé de trás, deve ter 45%.
A largura entre os pés deve ter a mesma distância dos seus ombros.
Temos 60% do peso corporal na perna da frente e 40% atrás.
Esta compreensão ajudará muito a sua prática!



detalhe do passo vazio:
70-90% do peso na perna traseira (direita na imagem)


*Dica de treino: pratique 2 minutos cada postura, em cada perna, diariamente.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

AULAS DE TAI CHI CHUAN

PROGRAMAÇÃO


DEZEMBRO: última aula será dia 19, 4a feira

JANEIRO/ 2019: retorno das aulas dia 20, domingo

FELIZ NATAL
E um 2019 REPLETO DE HARMONIA, 
E ENERGIA PARA SUPERAR OS DESAFIOS...


ABRAÇOS

Prof. Christiano

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Atenção Plena - Mindfullness

Tai Chi Chuan desenvolve a Concentração
Resultado de imagem para peaceful mind tai ji
A concentração é muito importante em nossa vida. 
Qualquer que seja a nossa atividade, é muito mais fácil realizá-la se estamos totalmente focados e concentrados MAS infelizmente, a vida moderna de uma forma geral não incentiva muito a concentração. 

Nossa atenção nunca se focaliza por muito tempo no mesmo objeto, pois há sempre muitas distrações e coisas diferentes para fazer. Mesmo quando nosso corpo físico está relaxado, a mente nunca está quieta, nunca pára em um ponto. Ela fica inquieta, tanto que existe uma expressão: monkey mind = mente macaco, uma mente que não cessa. Nossa mente está sempre ocupada pensando sobre o que queremos e o que temos de fazer, está sempre se preocupando, desejando, ansiando por algo.
 Até quando estamos dormindo nossa mente está ocupada. No nível grosseiro estamos dormindo, mas, no nível sutil a mente ainda está ocupada em algum lugar do mundo dos sonhos. Como conseqüência de toda essa movimentação, ela fica muito cansada.

 Para relaxá-la profundamente, precisamos segurá-la com o gancho da atenção plena e da consciência desperta. Assim, podemos concentrá-la de forma unidirecionada em algo positivo, como a vacuidade, a compaixão ou a alegria.
 Essa prática traz benefícios inacreditáveis para nossa saúde. 

As pessoas que desenvolveram a concentração por meio da prática marcial, seja através das formas do Kung Fu ou do Tai Chi Chuan e da Meditação são capazes de revigorar sua mente e energia em poucos minutos. 

Há muitos níveis diferentes de concentração que podemos aprender a desenvolver através da Meditação e do Tai Chi Chuan.
 Na prática do Tai Chi Chuan desenvolvemos muito a concentração, através da atenção plena nos movimentos e na respiração
Durante a execução dos movimentos da Forma do Tai Chi Chuan, por exemplo, é importante manter a concentração em cada parte do corpo, percebendo a ligação e a interdependência destas partes. 
Como se diz nos Clássicos do Tai Chi Chuan: “quando uma parte do corpo se move, todo o corpo se move”. A partir da atenção no corpo, percebemos todas as partes movendo-se em harmonia. 

Para que exista este equilíbrio e esta concentração, a mente deve estar tranqüila, serena, sem se distrair. Por isso, a prática do Tai Chi Chuan também é chamada de “meditação em movimento”.

 Somente através da dedicação e persistência na prática, é possível condicionar e disciplinar a mente a permanecer em um estado tranquilo e sereno, elevando o Espírito do praticante. Este desenvolvimento da concentração e da serenidade da mente é muito benéfico para prevenir doenças de origens psicossomáticas e, também, ajudar no desenvolvimento das emoções virtuosas e dos pensamentos corretos.


sábado, 1 de setembro de 2018

Aliviar dor ciática

A prática regular de exercícios contribui para a saúde geral como um todo, no entanto, certos tipos de atividades cotidianas podem exercer um efeito negativo no corpo, gerando tensões, desalinhamentos estruturais, causando mal estar.

A coluna vertebral principalmente, é das mais afetadas por diversos fatores: má postura, tensão nervosa, carregar peso, imobilidade, permanecer muito tempo em pé ou sentado, calçados com salto alto, e outros fatores.

As áreas mais comuns de desconforto são:

  1.  a região do pescoço e ombros, afetando a circulação nos braços, podendo surgir tendinites.
  2. a região lombar que afeta as pernas, quadris, podendo se manifestar desde dor local na região lombar, até problemas no joelhos, calcanhares (esporão), formigamentos, e a mais comum de todas - a inflamação do nervo ciático.

Eis aqui alguns exercícios que podem aliviar o desconforto da dor ciática:
Infográfico Aliviando as Dores do Nervo Ciático

domingo, 12 de agosto de 2018

Tai Chi Chuan é a atividade perfeita

Mais um artigo sobre o tcc!!!
obtido de artigo publicado em: TIME

É fácil dizer às pessoas para fazerem o exercício parte de sua rotina diária. Não é tão fácil dizer a eles o que fazer. Algumas pessoas gostam de correr maratonas ou escalar montanhas. Mas se você preferir se importar com seu corpo sem arriscar a vida ou membros ou juntas cada vez mais ásperas, você pode considerar o Tai Chi Chuan, a antiga arte marcial que parece um cruzamento entre o boxe de sombras e o balé em câmera lenta.
Para não ser confundido com o Falun Gong, movimento quase religioso e político que usa exercícios semelhantes, o Tai Chi combina foco mental intenso com movimentos deliberados e graciosos que melhoram a força, a agilidade e - particularmente importante para o idoso - o equilíbrio.

Os praticantes elogiam os benefícios espirituais e psicológicos do tai chi, mas o que tem atraído a atenção dos cientistas ocidentais ultimamente é o que o tai chi faz pelo corpo. De muitas maneiras, os pesquisadores estão apenas alcançando o que dezenas de milhões de pessoas na China e Chinatowns do resto do mundo já sabem sobre o Tai Chi. Cientistas do Instituto de Pesquisas do Oregon, em Eugene, relataram na semana passada que o Tai Chi oferece o maior benefício para homens e mulheres idosos que são saudáveis, mas relativamente inativos. Estudos anteriores mostraram que o Tai Chi praticado regularmente ajuda a reduzir quedas entre idosos saudáveis. O próximo passo, do ponto de vista científico, é determinar se o Tai Chi pode ajudar aqueles que já são frágeis.

Existem vários estilos de Tai Chi, mas a maioria deles começa com uma série de movimentos controlados, ou formas, com nomes como Agarrando a Cauda do Pássro e Repelir o Macaco. Há muitos bons livros de instruções para você começar, ou você pode escolher entre o crescente número de aulas oferecidas em centros de recreação e academias de ginástica nos Estados Unidos (Eles têm o benefício adicional de combinar instrução com a chance de conhecer novas pessoas). .) De qualquer maneira, o objetivo é se mover no seu próprio ritmo. Como diz o mestre de Tai Chi Martin Lee, do Centro Cultural de Tai Chi, em Los Altos, Califórnia, "a dor não é um ganho".

Pode levar alguns meses para que os efeitos entrem em ação, mas quando isso acontece, eles podem atuar como uma porta de entrada para um novo estilo de vida. "Uma vez que as pessoas começam a se sentir melhor, elas frequentemente se tornam mais ativas em sua vida diária", diz Karim Khan, especialista em medicina familiar e prática esportiva da University of British Columbia.

Qualquer forma de exercício, é claro, pode fazer muito. "Para indivíduos mais velhos, o Tai Chi não será o fim de tudo", diz William Haskell, especialista em prevenção de doenças crônicas na Universidade de Stanford. "Mas o Tai Chi mais andar seria uma mistura muito boa." Pessoas mais jovens provavelmente precisam de mais de um desafio aeróbico, mas podem se beneficiar da capacidade do Tai Chi de reduzir o estresse.

A melhor coisa sobre o Tai Chi é que as pessoas gostam disso, então eles são mais propensos a ficar com o tempo suficiente para obter algum benefício. Ajuda quando algo que é bom para você também é divertido.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

sábado, 30 de junho de 2018

A importância da Postura da árvore

Postura da Árvore - Retorno à energia primaveril


Zhan Zhuang Chi Kung - A Arte do Cultivo da Quietude

Na tradição do Chi Kung existem muitas escolas e abordagens.

Uma das mais antigas é chamado Zhan Zhuang Chi Kung, que traduzindo de forma livre significa “Postura da Árvore.”

O treino consiste em conservar a quietude em várias posturas, primeiro durante pequenos períodos, mais tarde durante períodos mais longos.

Embora este método possa parecer simples demais para ser útil, é no entanto uma forma peculiar e fascinante de treino.

Zhan Zhuang (pronuncia-se Jam Jong), é um sistema completo para o cultivo da Energia vital.

Na arte do Zhan Zhuang Chi Kung, simplicidade, prática terapêutica e consciência corporal reúnem-se.

A capacidade de adaptação e de imunidade são fortalecidas.

É a arte de recarregar as nossas baterias.

Nas aulas o treino das posturas é alternado com exercícios dinâmicos de Chi Kung. É dada grande importância ao aquecimento e a exercícios que auxiliam uma maior compreensão desta prática.

De uma forma harmoniosa treinamos para fundir disciplina interna, o relaxamento, a quietude e o movimento.

O melhor conselho para a prática é a paciência e treino regular – mesmo apenas um quarto de hora por dia poderá beneficiar quer a saúde física quer a saúde mental. 

Na minha experiência existem sete fatores que impedem que o potencial individual de se manifeste:


  • Um corpo agitado física e mentalmente
  • Tensões várias especialmente na parte superior do corpo
  • Desequilíbrio entre actividade e repouso
  • Apetite excessivo e alimentação caótica
  • Falta de tempo pessoal ou má gestão do mesmo
  • Falta de espaço físico para parar e definir prioridades
  • Vida pessoal e familiar instáveis.

A prática continuada de postura da árvore produz:

  • mais vitalidade
  • mais presença
  • melhor postura
  • mais foco
  • um corpo com menos tensões físicas e mentais
  • melhor desempenho a nível pessoal e profissional


Esse é um treino que desenvolve a PACIÊNCIA.

Sobre a paciência
"A paciência não é aprendida quando há segurança. Não é aprendida quando todas as coisas estão harmoniosas e indo bem. Quando tudo corre bem, quem precisa de paciência? Se você fica em seu quarto com a porta trancada e as cortinas puxadas, tudo pode parecer harmonioso, mas no minuto em que algo não acontece do seu jeito, você explode.
Não há nenhum cultivo da paciência quando seu padrão é apenas procurar harmonia e deixar tudo calmo. A paciência implica vontade de estar vivo em vez de tentar buscar harmonia."

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Benefícios do tai chi para a saúde

A prática do tai chi chuan tem o conceito do TAI CHI - a alternância de Yin e Yang - na sua essência. O equilíbrio na natureza é visto como a harmoniosa existência de dois polos, opostos e complementares: o dia e a noite, o masculino e o feminino, inspirar e expirar, sístole e diástole, etc.

Do ponto de vista da prática, os movimentos suaves contrastam com o treino de fortalecimento interno do corpo, notoriamente das pernas. Costumo dizer que se alguém pratica o tai chi e não sentiu o trabalho nas pernas, não praticou corretamente. Esse desconforto deve ser visto como algo positivo, benéfico para o corpo, pois trata-se de uma transformação para um corpo mais saudável.
Os benefícios do tai chi, quando corretamente praticado, incluem redução do stress, da ansiedade e da depressão. Além disso, melhora da postura, tanto em pessoas saudáveis, quanto em portadores de doenças crônicas.

Alguns dos benefícios  atribuídos para o tai chi incluem:
– Melhora do humor, com níveis mais baixos de depressão, estresse e ansiedade;
– Maior capacidade aeróbia e força muscular;
– Mais energia e resistência;
– Maior flexibilidade, equilíbrio e agilidade;
– Redução da pressão arterial, melhora da saúde do coração;
– Melhora do sistema imunológico;
– Redução do risco e ocorrência de quedas;
– Melhora da qualidade do sono.

Benefícios em portadores de doenças crônicas

Doença de Parkinson

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) encontrou evidencias que  portadores de  Parkinson que praticavam tai chi apresentaram melhora na a marcha e postura, e diminuíram o risco de quedas.

Insuficiência Cardíaca

Um estudo realizado em Harvard Medical School e do Centro Médico Beth Israel comprovou  que pacientes com Insuficiência cardíaca que praticavam regularmente tai chi apresentaram melhoria na qualidade de vida e humor e sono.

Fibromialgia

Portadores de fibromialgia que praticam Tai Chi relatam alívio da dor nas articulações e de outros sintomas relacionados a doença.

Diabetes

Pesquisa  publicada no British Journal of Sports Medicine indicou que tai chi pode melhorar os níveis de glicose no sangue e resposta do sistema imunológico em portadores de diabetes do tipo II.
Entretanto apesar do  Tai Chi ser uma atividade suave, de baixo impacto, deve-se procurar  aconselhamento médico antes de começar, especialmente pessoas idosas, mulheres grávidas,  pessoas com  dores na coluna ou portadoras de osteoporose.

Fonte:

PEREIRA, M. M. et al. Efeitos do Tai Chi Chuan na força dos músculos extensores dos joelhos e no equilíbrio em idosas. Rev Bras Fisioter, v. 12, n. 2, p. 121-6, 2008.
PAULA, Fátima de Lima et al. Eficácia dos exercícios de Tai Chi Chuan na prevenção do risco de quedas em idosos. Fisioter. Bras, v. 7, n. 2, p. 155-158, 2006.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE AS AULAS

Aula de Tai Chi Chuan estilo da Família Yang


Horário

4as. feiras: 18:45h e domingos: 10h (exceção de 1 domingo no mês)

Local:

No campo do Rui, geralmente na pista de bocha, ao ar livre, mas também ocorre no campo, na quadra, por isso convém chegar no horário.

Mensalidade: R$80,00

Pré-requisitos: 
Não ter problemas de saúde relacionados a mobilidades articular (consultar um médico antes),  ter disposição e disciplina para comparecer às aulas, dispor de um tempo mínimo diário de 15 minutos para praticar.

Roupas:

Recomenda-se o uso de roupa leve e confortável, de acordo com o clim: dias frios, agasalhar-se de modo a permitir proteção do vento frio, mas também lembrar que o corpo se aquece durante a prática;
dias quentes, talvez o uso de repelentes contra insetos, protetor solar, viseira, etc, que podem ser úteis para atividades ao ar livre num país tropical.
Especial atenção aos calçados, veja o artigo sobre que calçado usar.

INSCRIÇÃO:

Preencha o formulário e envie:  https://goo.gl/forms/QihPlXsZSBNXffK92

Para que serve o Tai Chi Chuan?

O Tai Chi Chuan serve para ajudar as pessoas a serem mais saudáveis do ponto de vista físico e mental desenvolvendo a concentração mental e tranquilidade. Esta filosofia de vida proporciona um nível de relaxe capaz de ultrapassar dificuldades de toda a ordem de um modo verdadeiramente espantoso.
Através da prática desta arte marcial chinesa as pessoas adquirem maior percepção corporal, flexibilidade, vencem a rigidez muscular e adotam uma conduta de calma face a situações complicadas e estressantes do dia-a-dia.

Sobre a prática:

As correções que o professor faz no aluno são muito novas para o corpo dele, mesmo que ele já tenha praticado outras artes marciais por bastante tempo.
 Esta sensação de encontrar algo completamente novo acontece porque a estrutura que o tai chi chuan constrói dentro do corpo humano e a forma como isto é feito são muito particulares, não acredito que haja outro sistema de movimento parecido 
– e digo isto sem julgamento algum de mérito, apenas chamo atenção para o caráter único do Taijiquan (tai chi chuan).
Eventualmente o aluno toma conhecimento de que é imperativo que ele pratique, pelo menos um pouco, por conta própria, para que tenha progresso na transformação. 
Há diferentes fases e níveis de práticas, que compreendem, entre outras habilidades, memorização, coordenação motora, trabalho respiratório, equilíbrio, força nas pernas, propriocepção (consciência corporal), e com a prática contínua, estamos sempre reaprendendo e descobrindo novos níveis nos exercícios já conhecidos.