quarta-feira, 31 de julho de 2019

Estrutura das aulas de tai chi chuan

O tai chi chuan é uma prática com regras e fundamentos, para obter os benefícios da prática é necessário observar
e seguir as regras, os 10 princípios fundamentais.

Pode-se dizer que o tai chi chuan atuará nas seguintes áreas:
  1. A regulação do corpo inclui exercícios para obter relaxamento muscular, aumentar a mobilidade e flexibilidade das articulações, fortalecer as pernas, melhorar o equilíbrio e coordenação motora. A tensão muscular é o fator mais importante a ser observado, no tai chi chuan deve-se usar o mínimo de tensão, e alongar o corpo de modo suave. No início não é muito fácil, mas com a persistência e consistência da prática, o progresso é certo.
  2. A regulação da mente inclui o foco e a concentração na realização dos exercícios, seja controlando a qualidade externa do movimento, a velocidade, a propriocepção. à medida que sua percepção do corpo aumenta, geralmente nota que é mais tenso do que imaginava, isso não é um sinal de que algo está pior, pelo contrário, você agora percebe onde pode melhorar, coisa que não notava antes.
  3. a regulação da respiração ocorre naturalmente como resultante dos itens anteriores: uma mente mais focada e calma e um corpo relaxado produz uma respiração calma e profunda,
  4. resultado que leva à diminuição do stress, melhor qualidade do sono, melhor digestão, etc.
    por isso o tai chi chuan deve ser praticado diariamente.
  5.  a vitalidade é o aspecto energético - trata-se de estimular o chi. No Brasil já é popular o tratamento pela acupuntura, que visa reequilibrar a força vital do organismo. A prática regular do tai chi chuan, seguindo seus princípios, traz essa regulação energética ao organismo.
  6. Entenda que corpo, mente, respiração e energia estão ligados entre si, um influencia o outro.

As aulas são organizadas da seguinte maneira:
  • exercícios de posturas fixas: tem a finalidade de realinhar o corpo, reequilibrar a musculatura, relaxar. No início o aluno costuma sentir desconfortos, dores, não é agradável, isso porque a mente passa a perceber o corpo de modo mais intenso, e traz à tona problemas que devem ser corrigidos.
  • exercícios de soltura articular: são exercícios que visam ampliar a mobilidade, lubrificar as articulações, e soltar mais o corpo, além de trabalhar coordenação motora básica de movimentos que serão essenciais na execução da forma - a coreografia do taichi.
  • posturas em movimento: treino das bases são os exercícios fundamentais para os movimentos do tai chi chuan: passo arco e passo cheio-vazio e suas transições
  • chikung: exercícios respiratórios (qigong)
  • forma: assim que dominados os passos básicos, começa o aprendizado, geralmente após 1 ou 2 meses de treino. A forma é regida pelos 10 princípios.
  • testes de postura: em dupla, os praticantes realização testes de suave pressão nos braços, ombros, quadris para averiguar a integridade postural e relaxamento;

outros exercícios como tuishou, forma com sabre, espada, etc iniciados após o aprendizado da forma.

domingo, 21 de julho de 2019

Aula de Tai Chi Chuan

Aula de Tai Chi Chuan estilo da Família Yang


Horário e local: 

4as. feiras: 19h e domingos: 10h
No campo do Rui, geralmente em frente à arquibancada, ao ar livre.
Faça uma aula grátis para conhecer.
Pré-requisitos:
Não ter problemas de saúde relacionados a mobilidades articular (consultar um médico antes),  ter disposição e disciplina para comparecer às aulas, dispor de um tempo mínimo diário de 15 minutos para praticar.
Idade mínima 16 anos.
Roupas:
Recomenda-se o uso de roupa leve e confortável, de acordo com o clim: dias frios, agasalhar-se de modo a permitir proteção do vento frio, mas também lembrar que o corpo se aquece durante a prática;
dias quentes, talvez o uso de repelentes contra insetos, protetor solar, viseira, etc, que podem ser úteis para atividades ao ar livre num país tropical.
Especial atenção aos calçados, veja o artigo sobre que calçado usar: https://chris-taichichuan.blogspot.com/2016/10/qual-calcado-usar-na-pratica-do.html

INSCRIÇÃO:

Caso goste da prática, terá que fazer um investimento em sua saúde, numa prática preventiva, o Tai Chi Chuan é reconhecido como uma atividade com vários BENEFÍCIOS COMPROVADOS PARA SUA SAÚDE: 
- aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição; 
- fortalecimento do sistema nervoso;
- aumento da atenção e concentração mental;
- desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
- equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
- conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
- auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
- aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo; 
- fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;

Converse direto com o professor, no final da aula sobre a mensalidade.

Sobre a prática:

O Tai Chi Chuan é uma atividade muito diferente da ginástica, pois requer aprender a movimentar o corpo com o mínimo de esforço muscular, mas ao mesmo tempo buscando uma extensão.
Eventualmente o aluno toma conhecimento de que é imperativo que ele pratique, pelo menos um pouco, por conta própria, para que tenha progresso na transformação.
Há diferentes fases e níveis de práticas, que compreendem, entre outras habilidades, memorização, coordenação motora, trabalho respiratório, equilíbrio, força nas pernas, propriocepção (consciência corporal), e com a prática contínua, estamos sempre reaprendendo e descobrindo novos níveis nos exercícios já conhecidos.
Para que serve o Tai Chi Chuan?
O Tai Chi Chuan serve para ajudar as pessoas a serem mais saudáveis do ponto de vista físico e mental desenvolvendo a concentração mental e tranquilidade.
Através da prática desta arte  as pessoas adquirem maior percepção corporal, flexibilidade, vencem a rigidez muscular e adotam uma conduta de calma face a situações complicadas e estressantes do dia-a-dia.
se tiver mais alguma dúvida escreva para: hgkungfu@gmail.com
ou envie mensagem para (16) 99641-9606.