O tai chi chuan é uma prática com regras e fundamentos, para obter os benefícios da prática é necessário observar
e seguir as regras, os 10 princípios fundamentais.
e seguir as regras, os 10 princípios fundamentais.
Pode-se dizer que o tai chi chuan atuará nas seguintes áreas:
- A regulação do corpo inclui exercícios para obter relaxamento muscular, aumentar a mobilidade e flexibilidade das articulações, fortalecer as pernas, melhorar o equilíbrio e coordenação motora. A tensão muscular é o fator mais importante a ser observado, no tai chi chuan deve-se usar o mínimo de tensão, e alongar o corpo de modo suave. No início não é muito fácil, mas com a persistência e consistência da prática, o progresso é certo.
- A regulação da mente inclui o foco e a concentração na realização dos exercícios, seja controlando a qualidade externa do movimento, a velocidade, a propriocepção. à medida que sua percepção do corpo aumenta, geralmente nota que é mais tenso do que imaginava, isso não é um sinal de que algo está pior, pelo contrário, você agora percebe onde pode melhorar, coisa que não notava antes.
- a regulação da respiração ocorre naturalmente como resultante dos itens anteriores: uma mente mais focada e calma e um corpo relaxado produz uma respiração calma e profunda, resultado que leva à diminuição do stress, melhor qualidade do sono, melhor digestão, etc.
- a vitalidade é o aspecto energético - trata-se de estimular o chi. No Brasil já é popular o tratamento pela acupuntura, que visa reequilibrar a força vital do organismo. A prática regular do tai chi chuan, seguindo seus princípios, traz essa regulação energética ao organismo. Entenda que corpo, mente, respiração e energia estão ligados entre si, um influencia o outro.
por isso o tai chi chuan deve ser praticado diariamente.
As aulas são organizadas da seguinte maneira:
outros exercícios como tuishou, forma com sabre, espada, etc iniciados após o aprendizado da forma.
- exercícios de posturas fixas: tem a finalidade de realinhar o corpo, reequilibrar a musculatura, relaxar. No início o aluno costuma sentir desconfortos, dores, não é agradável, isso porque a mente passa a perceber o corpo de modo mais intenso, e traz à tona problemas que devem ser corrigidos.
- exercícios de soltura articular: são exercícios que visam ampliar a mobilidade, lubrificar as articulações, e soltar mais o corpo, além de trabalhar coordenação motora básica de movimentos que serão essenciais na execução da forma - a coreografia do taichi.
- posturas em movimento: treino das bases são os exercícios fundamentais para os movimentos do tai chi chuan: passo arco e passo cheio-vazio e suas transições
- chikung: exercícios respiratórios (qigong)
- forma: assim que dominados os passos básicos, começa o aprendizado, geralmente após 1 ou 2 meses de treino. A forma é regida pelos 10 princípios.
- testes de postura: em dupla, os praticantes realização testes de suave pressão nos braços, ombros, quadris para averiguar a integridade postural e relaxamento;
outros exercícios como tuishou, forma com sabre, espada, etc iniciados após o aprendizado da forma.
