quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A humildade é a mãe de todas as virtudes.

A humildade é sempre a primeira virtude citada, pois é a partir dela que se torna possível aprender e crescer. Assim, consideramos que a humildade é a mãe de todas as virtudes e a mais fundamental de todas elas.


É importante lembrar que o desenvolvimento na arte marcial é um trabalho de continuidade. Todos estão ainda no processo de aprendizado, desde o aluno iniciante até o mais venerável mestre. Um erro bastante comum do praticante de arte marcial é achar que já domina completamente uma determinada técnica, golpe ou movimento, e que já sabe tudo o que há para se saber sobre aquilo. Devemos sempre nos lembrar que tudo o que podemos alcançar no entendimento é apenas um vislumbre da realidade, e não a verdadeira natureza das coisas.

Desta forma, o praticante é orientado a se manter sempre humilde, reconhecendo o caminho que ainda terá que trilhar e percebendo que por melhor que seja, sempre terá o que aprender. Seus méritos não são ostentações, mas apenas exemplos de um aprendizado bem sucedido e que agora dá lugar a novos desafios.

É fundamental perceber que cada indivíduo é diferente, e por consequência possui diferentes habilidades. O mais avançado praticante pode aprender algo novo com um aluno iniciante, e por isso é importante estar sempre atento para o aprendizado. Tudo o que se apresenta para nós pode ser visto como uma possibilidade de aprender ainda mais, e cabe a nós escolhermos como vamos nos posicionar frente a esta oportunidade. Assim, não precisamos nos preocupar quando não temos nossos méritos reconhecidos, mas sim quando não temos a capacidade de reconhecer os méritos dos outros.

A vaidade e orgulho são os opostos da humildade, é muito comum que pessoas procuram a prática e trazem um longa bagagem – já treinei isso, já treinei aquilo, já aprendi outra coisa - imaginam que vão aprender rápido, partindo do ponto onde pararam.. É preciso entender uma coisa: se você parou de treinar por 3 meses, seu corpo já regrediu muito, perdeu força, flexibilidade, resistência, se parou por mais tempo ainda é como se nunca tivesse treinado, é melhor, mais saudável e mais inteligente adotar uma atitude de novato.


Quanto mais alto o bambu cresce, mais baixo ele se curva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário