sexta-feira, 24 de março de 2017

Zhan Zhuang - Ficar de pé como uma estaca

POSTURAS ESTÁTICAS NA PRATICA DO TAI CHI CHUAN DA FAMILIA YANG
As posturas fixas zhan zhuang são também chamadas de “Prática em pé como uma estaca”.
As posturas fixas são um método tradicional que pode ajudar a fortalecer as pernas, alinhar o corpo de forma apropriada, e contribuir de forma geral para uma boa base no Tai Chi Chuan.
Em função de permanecermos numa postura fixa durante esta prática, ao invés de nos
movermos e darmos passos como nas formas, é possível relaxar e estender o corpo com a postura correta. Depois que os princípios foram aplicados para as posturas fixas e o alinhamento do corpo melhorou, pode ser mais fácil aplicar os mesmos ajustes nos vários movimentos da forma.
A prática das posturas fixas também é útil como uma prática para o cultivo da energia.
O passo básico para a prática das posturas fixas no Tai Chi Chuan da Família Yang é a Postura do Cavalo.

Na postura do cavalo, os pés estão retos e o peso está distribuído homogeneamente entre eles. Nos dois pés, a maior parte do peso deve repousar sobre o ponto das fontes borbulhantes, não nos calcanhares. Uma diferença da forma de mãos para as posturas fixas é a distancia entre os pés que nas posturas fixas deve ser um pouco maior que a largura de ombros. Quanto aos joelhos, devem estar levemente flexionados. Flexionar os joelhos nas posturas fixas é importante para desenvolver a força das pernas, mas um passo muito baixo (como em que as coxas ficam paralelas ao chão) deve ser evitado porque dificultam muito a manutenção correta do alinhamento do corpo. Os braços devem ficar à frente como se estivessem abraçando o largo tronco de uma arvore. A forma do braço deve ser grande e arredondada. As palmas devem estar na direção do peito, com as mãos abertas e relaxadas de forma que as pontas dos dedos de uma mão apontem para a ponta dos dedos da outra mão.
Deve haver o espaço de um punho entre as duas mãos, e os braços devem estar na altura do peito. O braço se estende desde os ombros fazendo com que a região das escápulas fique arredondada. Os mesmos princípios se aplicam para o corpo como na forma: evite inclinar o tronco para trás, e incline levemente para frente, dobrando as virilhas. Relaxe os ombros e afunde o peito levemente para dentro, e empurre o topo da cabeça para cima sem criar tensão.
Assim como o topo da cabeça empurra levemente para cima, o cóccix dever relaxar naturalmente para baixo, alongando a coluna.
Durante a execução da postura fixa, ajuda imaginar que existe uma cadeira baixa atrás de você e gradualmente afunde o quadril como se você fosse sentar na cadeira. É importante relaxar o cóccix, ao invés de encaixá-lo para dentro com força. Se o quadril estiver naturalmente encaixado, também é possível sentir que a parte baixa das costas arredonda suavemente, e empurra para fora. A respiração na postura deve ser vagarosa e homogênea. Quando estiver inspirando, sinta o estomago expandir para fora, e quando estiver expirando o estomago volta para dentro. É importante seguir o padrão natural de sua respiração ao invés de forçá-lo. Não tente reter a sua respiração.
A respiração naturalmente se tornará profunda e homogênea com o tempo.
Para a maior parte das pessoas é bom começar com a prática de 2 minutos na postura e aumentar gradualmente. Após uma semana, tente aumentar o tempo para 3 minutos, depois após mais uma
semana para 5 minutos, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário