quinta-feira, 6 de abril de 2017

Qi (energia vital) a partir da perspectiva da MTC - Parte 1


A medicina ocidental coloca uma forte ênfase sobre as estruturas físicas do corpo, que são compostos de diferentes substâncias orgânicas e inorgânicas, proteínas, tecidos e células. Estas substâncias formam a base fisiológica do ser humano. Medicina Tradicional Chinesa (MTC), por outro lado, vê a vida um pouco diferente. Em vez de enfatizar componentes de corpo discretos com células sendo os blocos de construção básicos, o corpo é visto como uma entidade inteira com peças de conexão que trabalham juntos para sustentar a vida. Algumas partes têm propriedades mais energéticas, enquanto outras têm mais características materiais. A interação entre as diferentes partes é vital para o ser do indivíduo por isso são muitas vezes referidos como substâncias fundamentais. Qi (pronunciado tchi), sangue e fluidos corporais são as substâncias fundamentais mais importantes necessárias para a vida.


O povo chinês antigo acreditava que qi era a entidade mais fundamental que compõe o mundo. Eles pensavam que tudo no universo resultava do movimento e da mudança do qi. O ideograma chinês para "qi" é a mesma palavra usada para o ar ou o gás, e pensa-se para ter as mesmas propriedades que estas substâncias. Qi pode ser interpretado como a "energia vital" ou "força vital", que flui dentro de nós. Às vezes, é conhecida como a "energia vital" do corpo.

Na teoria da MCT, qi é a substância vital que constitui o corpo humano. Refere-se também às funções fisiológicas dos órgãos e dos meridianos. De fato, pode ser difícil encontrar uma palavra ou frase equivalente em inglês que descreva completamente a natureza do qi. Na maioria das vezes, qi é melhor definido de acordo com suas funções e propriedades.



A origem do qi

O qi humano vem de duas fontes principais. A primeira fonte de qi é herdada de nossos pais na concepção. É conhecida como a "substância vital inata". A segunda fonte é derivada de substâncias essenciais na natureza, como o ar que respiramos, alimentos e água. Tanto as energias vitais herdadas quanto as adquiridas são processadas e transformadas pelos órgãos.

O rim primeiro envia a substância vital inata para cima, onde combina com a essência de alimento derivada do baço. Ele ainda se mistura com o ar fresco dos pulmões onde finalmente se forma em qi do corpo.

Ao entender como o qi é formado, a MTC identificou dois fatores importantes necessários para manter a saúde. Comendo uma dieta saudável e respirando ar fresco, o corpo extrai suas essências mais valiosas e as usa para ajudar a formar a energia vital. Seguindo estes princípios simples são os primeiros passos para a criação de um equilíbrio saudável no corpo.

Na próxima parte tratarei das funções do qi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário