quinta-feira, 13 de abril de 2017

Qi na perspectiva da MTC - parte 2

Funções do Qi

1. Função de promoção do qiAssim como o vento (ar altamente ativo) fornece energia para empurrar as velas de um barco ou transformar a turbina de um moinho de vento, qi fornece a energia vital ativa necessária para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano e para desempenhar as funções fisiológicas do Órgãos, meridianos e tecidos. Além disso, o qi promove a formação e circulação do sangue e suporta o metabolismo do fluido corporal. Se houver uma deficiência de qi, suas funções de promoção são enfraquecidas. Como resultado, o crescimento e o desenvolvimento podem ser afetados ou atrasados, os órgãos e meridianos não podem funcionar corretamente e a formação de sangue é prejudicada, levando a uma série de problemas de saúde.
2. Função de aquecimentoEm um estado gasoso, o ar contém mais energia cinética do que em seu estado líquido. Como o ar, o qi também contém energia térmica para o corpo. Sendo uma fonte de calor, qi aquece o corpo e mantém-lo em uma temperatura constante para funções fisiológicas normais podem ter lugar. Deficiência de qi pode levar a uma temperatura corporal reduzida, intolerância de mãos frias e frias e pés.
3. Função de defesaNa MTC, uma das principais causas de doença é a invasão de "males". "Males" são fatores ambientais que levam à doença. Eles são classificados como vento, calor do verão, umidade, secura, frio e fogo. Resistindo à entrada de "males da doença" no corpo, o qi defende contra seu ataque e mantém saudáveis ​​funções fisiológicas. Em termos ocidentais, esta função de defesa qi age como o sistema imunológico.
4. Função de consolidação e retençãoQi consolida e retém as substâncias e órgãos do corpo segurando tudo em seu devido lugar. Em primeiro lugar, o qi mantém o sangue fluindo dentro dos vasos e impede que ele escorra para dentro dos tecidos. Em segundo lugar, qi controla e ajusta a secreção e excreção de suor, urina e saliva, e evita que os fluidos corporais escapem do corpo. Em terceiro lugar, o qi consolida e armazena o esperma para prevenir a ejaculação precoce. Finalmente, o qi consolida os órgãos e os impede de descer para uma posição onde eles não podem funcionar adequadamente. Se qi é deficiente, a função de consolidação é enfraquecida, levando a vários tipos de problemas de saúde, como hemorragia; Micção frequente, ejaculação precoce e estômago ou prolapsos renais (onde o órgão afunda).
As funções de promoção e consolidação funcionam de forma complementar. Por exemplo, o qi promove a circulação sanguínea e a distribuição dos fluidos corporais, mas também controla e ajusta a secreção de substâncias fluidas. O equilíbrio entre estas duas funções é essencial para manter uma circulação sanguínea saudável e metabolismo da água.
5. Funções de transformaçãoQi também possui funções de vaporização ou "transformação", que são importantes para o metabolismo de substâncias fundamentais. Como sugerido por estas palavras, qi pode "vaporizar" substâncias no corpo e transformá-los em essência ou energia vital. Por exemplo, certas ações do qi permitem que o alimento seja transformado em essência alimentar, que por sua vez é transformada em diferentes tipos de qi e sangue. Alimentos e resíduos indigestos também são transformados pelo qi na urina e fezes para excreção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário