quinta-feira, 20 de abril de 2017

Qi na perspectiva da MTC - parte 3

Movimento do Qi

As quatro direções do movimento qi são para cima, para baixo, para fora e para dentro. Esses movimentos são tão importantes que uma vez qi não pode mais viajar nessas direções, a vida chegará ao fim.
Cada órgão tem diferentes movimentos especializados. Por exemplo, o qi do baço sobe a parte pura do alimento digerido do estômago para a transformação em essência nutricional. O qi do estômago, por outro lado, empurra os alimentos para baixo para remover suas impurezas. Alguns órgãos, como os pulmões, realizam movimentos em todas as quatro direções. O qi do pulmão entra e sai durante a respiração. No entanto, ao disseminar a essência nutricional para o corpo, o qi do pulmão sobe e desce quando se liquefazem resíduos para serem enviados para os rins.


Os diferentes movimentos do qi trabalham de forma coordenada para manter um equilíbrio harmonioso. O ascendente equilibra o movimento descendente enquanto o exterior equilibra o movimento interior. O movimento equilibrado é importante para promover as funções fisiológicas de diferentes tecidos, órgãos e meridianos. O movimento desarmonioso do qi leva a problemas de saúde. Por exemplo, o movimento insuficiente para baixo do qi do pulmão causa uma tosse. Quando o qi do estômago não pode descer a náusea e vomitar ocorre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário